CONTEÚDO: O QUE E COMO ESCREVER (E FALAR) PARA O PÚBLICO?

24 junho 2019

A comunicação é essencial em qualquer profissão. Seja em relação à cultura organizacional, isto é, o clima da equipe interna, seja para o direcionamento do contato com os clientes e prospects. No entanto, é preciso saber o que e como falar. Internamente, porque o RH de um escritório precisa de estímulos positivos e direcionados para sempre atuar de acordo com os valores do escritório; e, externamente, porque é preciso se comunicar conforme o seu segmento de atuação. Até porque de nada adianta escrever e falar para um público que não representa o target do escritório.

Após esse breve esclarecimento, voltamos ao planejamento estratégico. Bem se vê que todas as ações técnicas, comerciais, de marketing e de comunicação estão diretamente ligadas ao planejamento estratégico. Ele é essencial para que a administração organize as metas de forma apropriada.

Lembrando que uma comunicação equivocada pode colocar em risco o valor da sua marca no mercado. Inclusive, nesse sentido, um recente estudo global da Edelman Earned Brand 2018, com o tema “A sua marca deve se posicionar?”, mostrou que 69% dos brasileiros realizam suas compras de produtos e serviços por convicção, ou seja, escolhem, trocam, evitam ou, até mesmo, boicotam uma marca com base no seu posicionamento.

Além disso, essa pesquisa, que envolve o mercado como um todo, mostra que, independentemente da classe social, a aquisição de produtos e serviços são feitas orientadas pela maioria. Quer dizer que seu posicionamento é importante para o intuito de contratação. Isso sem contatar no dado de que 51% dos entrevistados no Brasil afirmaram que adquiriram uma marca pela primeira vez devido ao posicionamento dela no mercado.

Diante desses dados, saber como se posicionar e qual a mensagem é adequada para transmitir ao público interno e externo impacta diretamente na percepção de valor da sua marca e, consequentemente, no financeiro do seu escritório.

Portanto, não adianta apenas ter redes sociais e escrever artigos para a Imprensa e informativos para os clientes. É primordial que, a rotina de comunicação interna e externa esteja pautada nos objetivos do escritório e, especialmente, em como transmitir a mensagem correta. Isso, além de evitar uma crise para sua marca, proporciona ao escritório um crescimento estruturado, um clima organizacional positivo, um aumento na percepção de valor da sua marca, bem como um melhor posicionamento dela no mercado.

Com essa breve explicação, você já parou para pensar qual é a mensagem que seu escritório quer passar aos colaboradores e ao mercado? E, mais que isso, quais são os objetivos dos sócios e como as ações estão estruturadas para que eles sejam alcançados? Lembre-se que aquele velho jargão de que “a comunicação é a alma do negócio” continua atual e valendo para o mercado.

Fernanda Campos é sócia da dcms Estratégia Jurídica, jornalista, especializada em Economia e Assessoria de Imprensa e graduanda em Direito. Pioneira na atuação em Marketing Jurídico, área que atua há mais de 15 anos, tendo em sua trajetória, o ranqueamento no Anuário da Comunicação Corporativa pelas agências que fundou.

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